Conceito de Gerenciamento de crises:
É o processo eficaz de se identificar, obter e aplicar, de
conformidade com a legislação vigente e com emprego das técnicas especializadas
os recursos estratégicos adequados para a solução da crise, sejam medidas de
antecipação, prevenção e/ou resolução, a fim de assegurar o completo
restabelecimento da ordem pública e da normalidade da situação.
Objetivos do Gerenciamento de Crises:
O objetivo do gerenciamento de crises é preservar a vida e
aplicar a lei. A vida como bem jurídico de maior valor é o principal alvo de
proteção no gerenciamento de crises.
Fontes de Informações em uma Crise :
Sendo a crise uma situação crucial não rotineira e
imprevisível que requer uma atuação urgente e aceitável da Polícia, as fontes
de informações serão resultados do trabalho do negociador, que é função exclusiva da Polícia Militar e da Polícia Civil, e dos
setores de inteligência policial.
Autoridades que devem ser imediatamente
comunicadas:
Considerando que a segurança pública é
dever do Estado, sendo exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio, os órgãos policiais se estruturaram e
se especializaram de acordo com a natureza da ocorrência. No que tange ao
gerenciamento de crise no Estado de São Paulo, a Polícia Civil e a Polícia
Militar atuam de maneira integrada; no entanto, cada uma tem seu grupo
especializado em casos de ocorrência de situação crucial que exige uma resposta
rápida e aceitável.
A Polícia Civil irá atuar nas situações de
crise com emprego de Grupos de Resgate. Já a Polícia Militar dispõe de Grupos
de Ações Táticas, cujas funções principais são atuar em ocorrências com reféns
e explosivos.
O acionamento de qualquer dos Grupos
especializados sempre se dá através da Central de Operações, no caso da Polícia Civil pelo telefone 197 e no caso
da Polícia Militar 190. Quando o atendente da central de operações recebe a
informação e toma conhecimento da natureza da ocorrência, já adotará as
providências necessárias.
Plano de Segurança da Empresa:
Por se tratar de ocorrências de grande vulto, com ameaça de
vidas, urgência e necessidade de atuação especializada organizacional não
rotineira, as medidas internas em uma empresa devem se restringir a manter a
calma e acionar imediatamente a Polícia a fim de que sejam adotadas as
providências adequadas e aceitáveis por parte do grupo especializado.
O profissional de segurança privada deve se conscientizar
que qualquer decisão precipitada e inadequada pode resultar em prejuízos
irreparáveis e irreversíveis.
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