Seguir @cleberpai

Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desvendando o Tiro Prático

O Tiro Prático é considerado pelos seus competidores um esporte divertido e prazeroso. O desejo de superar limites é algo indispensável para o atleta, além de muita dedicação e disciplina. As provas são realizadas em diferentes pistas ou “stages”, cada qual possuindo um cenário. Nelas são simuladas situações e obstáculos que exigem do atleta dinamismo e agilidade. O grande desafio é conseguir a maior pontuação no menor tempo possível.
Precisão, Potência e Velocidade são qualidades extremamente importantes para um atirador desportivo. Elas estão representadas nas palavras latinas Diligentia, Vis e Celeritas (D V C) do brasão do International Practical Shooting Confederation (IPSC), que significa Confederação Internacional de Tiro Prático, uma das principais modalidades do esporte no mundo.

As particularidades do Tiro Prático no Brasil

Na modalidade IPSC, os esportistas não fazem parte da confederação individualmente, mas através de suas “Regiões”. O Brasil forma uma “Região” e possui um representante, que é o Diretor Regional. A Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBPT) é a autoridade maior do esporte em território nacional, mas os estados possuem suas federações e clubes que reúnem os praticantes e organizam as competições. São 25 federações, cerca de 350 clubes e aproximadamente cinco mil atletas registrados.
No Brasil, a CBTP engloba outras modalidades além do IPSC no Tiro Prático. São elas: Steel Chalenge (Desafio do Aço), NRA, Saque Rápido, Silhueta Metálica, Tiro Rápido de Precisão, Duelo aos Gongos, Pistola Desportiva Mexicana e Pólvora Negra.

Um pouco mais sobre IPSC

Os atletas de IPSC são organizados em divisões, categorias e classes. As divisões são separadas de acordo com o tipo de arma do atirador. A idade e o gênero do atleta determinam as categorias. Os competidores são organizados também em classes, dependendo de seu nível de aproveitamento. Esse índice é calculado a partir da média dos resultados das três últimas participações em provas da CBTP.
Todo o regulamento do esporte é muito bem explicado e detalhado, dando atenção especial à segurança. Como em toda prática esportiva, é necessário treinamento, equipamentos de qualidade e profundo conhecimento das regras.
Mesmo com pouca repercussão na mídia e falta de patrocínio, o país é representado por atletas qualificados com alguns dos melhores resultados em campeonatos internacionais e nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário